Tem como objetivo aumentar a vascularização da região tratada e atrair mais sangue para melhorar a nutrição muscular e óssea.
Melhora o metabolismo láctico, aumentando a taxa de remoção de ácido láctico dos músculos (acumulado durante o exercício físico), promovendo a diminuição da mialgia pós-exercício.
Melhora a função cárdio-respiratória. Estudos demonstraram que os indicadores da função aeróbia (Volume de Oxigénio Máximo e Volume Expiratório) são melhores em atletas sujeitos a Acupuntura do que no grupo de controlo, permitindo um melhor desempenho. Nestes casos a Acupuntura é combinada com a Moxibustão numa técnica descrita há milhares de anos, Esta técnica consiste na estimulação de pontos localizados na região dorsal e que têm repercussão na função respiratória e cardíaca.
A chave para um bom desempenho é a capacidade mental de manter níveis elevados de motivação ao longo de longos períodos de treino e a capacidade de foco no momento de competição. A acupuntura auricular (Shen Men),é sistematicamente utilizado nos atletas precisamente com esses objectivos: motivação elevada ao longo da época desportiva e foco no momento da competição, evitando aquelas situações em que a ansiedade, associada à pressão do resultado, inibe o desempenho.
A realidade portuguesa é reflexo dos bons resultados obtidos no tratamento da lesão desportiva e que confirmam os diversos estudos e ensaios clínicos que suportam a eficácia e eficiência da Acupuntura no tratamento de uma variedade de lesões musculo-esqueléticas normalmente associadas à prática de uma actividade física intensa: tendinite, bursite, epicondilite, síndrome cervical, lombalgia, mialgias, artralgias, nevralgias. Tratadas apenas com Acupuntura ou em parceria com a Medicina Desportiva, essas lesões são frequentes na nossa prática diária, com uma boa resposta clínica.